Um meteoro foi registrado às 5h37min da madrugada desta quarta (14) deixando um rastro longo e brilhante no céu do Rio Grande do Sul. O momento foi registrado pelos observatórios do Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria,
Observatório do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha, Observatório Araucária, em Passo Fundo e Observatório Monte Castelo, em Santa Catarina, todos integrantes da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Após análise realizada a partir dos dados das quatro estações, ele foi classificado como pertencente a chuva de meteoros Perseidas, e entrou na atmosfera com uma velocidade de mais de 200 mil km/h, sobre o município de Erval Grande, em uma altitude de 108 km, percorrendo mais de 300 km e finalizando a queima a uma altitude de 102 km sobre o município de Cachoeira do Sul.
Inicialmente, a suspeita era tratar-se de um meteoro "Earthgrazer", um raro tipo de meteoro que apenas passa pela atmosfera e retorna ao espaço, mas após a análise detalhada, a conclusão foi que ele realmente desintegrou-se completamente. O último registro do fenômeno Earthgrazer em Santa Maria foi em dezembro de 2023.
Conforme o astrônomo Lauriston Trindade, também integrante da Rede Bramon, faltou muito pouco para este meteoro retornar ao espaço e ser classificado como Earthgrazer. Se o ângulo de entrada na atmosfera (que nesse caso foi de 2,6 graus) fosse levemente menor, e a massa do objeto um pouco maior, ele teria ricocheteado na atmosfera e retornado ao espaço. Ainda segundo Lauriston, o registro é muito interessante e de grande contribuição para o estudo dos meteoros Perseidas, pois quanto mais ao sul do Brasil, mais difícil o registro deles.
Veja o vídeo:
☄️VÍDEO: meteoro deixa rastro de luz no céu do Estado
— Diário de Santa Maria (@diariosm) August 14, 2024
Leia mais em: https://t.co/4pT72PAKUJ pic.twitter.com/OJZ0cIyTcV
Bate-Papo Astronômico
O observatório espacial Bate-Papo Astronômico é um projeto social voltado para as áreas de astronomia e meteorologia. O projeto, que conta com apoio de diversas instituições, inclusive a Agência Espacial Brasileira, tem diversas estações de coleta de dados, como uma estação de monitoramento de meteoros, vinculada à Rede Bramon.
Conheça o projeto por meio do site e Instagram.
Relembre outros casos curiosos registrados em Santa Maria
- ‘Trenzinho de luzes’: satélites da Starlink e meteoro passam por Santa Maria durante a madrugada de segunda; veja
- VÍDEO: Santa Maria registra mais de 2,4 mil descargas elétricas no fim de semana
- VÍDEO: passagem de estação espacial chama a atenção no céu de Santa Maria
- Foi absurdamente forte', diz especialista sobre bola de fogo vista no céu de Santa Maria
- VÍDEO: Santa Maria registra mais de 1,2 mil raios em intervalo de seis horas
- VÍDEO: formação de ‘shelf cloud’ no céu de Santa Maria impressiona; entenda o fenômeno
- “É bastante incomum”: em menos de 48h, dois meteoros de grande magnitude são vistos no céu de Santa Maria
- VÍDEO: meteoro é registrado no céu de três cidades do Rio Grande do Sul