VÍDEO: meteoro deixa rastro de luz no céu do Estado

​Um meteoro foi registrado às 5h37min da madrugada desta quarta (14) deixando um rastro longo e brilhante no céu do Rio Grande do Sul. O momento foi registrado pelos observatórios do Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria

Observatório do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha, Observatório Araucária, em Passo Fundo e Observatório Monte Castelo, em Santa Catarina, todos integrantes da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Após análise realizada a partir dos dados das quatro estações, ele foi classificado como pertencente a chuva de meteoros Perseidas, e entrou na atmosfera com uma velocidade de mais de 200 mil km/h, sobre o município de Erval Grande, em uma altitude de 108 km, percorrendo mais de 300 km e finalizando a queima a uma altitude de 102 km sobre o município de Cachoeira do Sul.

Inicialmente, a suspeita era tratar-se de um meteoro "Earthgrazer", um raro tipo de meteoro que apenas passa pela atmosfera e retorna ao espaço, mas após a análise detalhada, a conclusão foi que ele realmente desintegrou-se  completamente. O último registro do fenômeno Earthgrazer em Santa Maria foi em dezembro de 2023.

Conforme o astrônomo Lauriston Trindade, também integrante da Rede Bramon, faltou muito pouco para este meteoro retornar ao espaço e ser classificado como Earthgrazer. Se o ângulo de entrada na atmosfera (que nesse caso foi de 2,6 graus) fosse levemente menor, e a massa do objeto um pouco maior, ele teria ricocheteado na atmosfera e retornado ao espaço. Ainda segundo Lauriston, o registro é muito interessante e de grande contribuição para o estudo dos meteoros Perseidas, pois quanto mais ao sul do Brasil, mais difícil o registro deles.


Veja o vídeo:

Bate-Papo Astronômico

O observatório espacial Bate-Papo Astronômico é um projeto social voltado para as áreas de astronomia e meteorologia. O projeto, que conta com apoio de diversas instituições, inclusive a Agência Espacial Brasileira, tem diversas estações de coleta de dados, como uma estação de monitoramento de meteoros, vinculada à Rede Bramon.

Conheça o projeto por meio do site e Instagram.

Relembre outros casos curiosos registrados em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Banco de Sangue Virtual começou com cadastro de 62 pessoas e conta atualmente com mais de 20 mil; saiba como funciona Anterior

Banco de Sangue Virtual começou com cadastro de 62 pessoas e conta atualmente com mais de 20 mil; saiba como funciona

Em mais um dia gelado, Santa Maria inicia com cerração e mínima de 2°C nesta quarta; temperaturas sobem na quinta Próximo

Em mais um dia gelado, Santa Maria inicia com cerração e mínima de 2°C nesta quarta; temperaturas sobem na quinta

Geral